Material Dourado
O material dourado é um dos vários
materiais criados pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o
trabalho com matemática. Foi elaborado para o trabalho com aritmética, e a
idealização deste material seguiu os mesmos princípios Montessorianos para a
criação de qualquer um dos seus materiais, a educação sensorial:
· desenvolver na
criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e
a ordem;
· gerar e desenvolver
experiências concretas estruturadas para conduzir, gradualmente, a abstrações
cada vez maiores;
· fazer a criança, por
ela mesma, perceber os possíveis erros que comete ao realizar uma determinada
ação com o material;
· trabalhar com os
sentidos da criança.
O nome "Material
Dourado" vem do original "Material de Contas Douradas".
Inicialmente, o Material Dourado era conhecido como "Material das Contas
Douradas". Posteriormente, Lubienska de Lenval seguidor de
Montessori, fez uma modificação no material inicial e o construiu em madeira na
forma que encontramos atualmente, pois a imprecisão das medidas dos
quadrados e cubos se constituía num problema ao serem realizadas atividades com
números decimais e raiz quadrada, entre outras aplicações possíveis para o
material de contas.
O primeiro contato do aluno com o
material deve ocorrer de forma lúdica para que ele possa explorá-lo livremente.
É nesse momento que a criança percebe a forma, a constituição e os tipos de
peça do material.
Ao desenvolver as atividades o
professor pode pedir às crianças que elas mesmas atribuam nomes aos diferentes
tipos de peças do material e criem uma forma própria de registrar o que vão
fazendo. Seria conveniente que o professor trabalhasse durante algum tempo com
a linguagem das crianças para depois adotar os nomes convencionais: cubinho,
barra, placa e bloco. É necessário que os próprios alunos criem sua própria
linguagem para compreender, com o decorrer do tempo, a convencionalidade da
linguagem matemática.
As primeiras atividades
sistematizadas a serem propostas com o Material Dourado, ou sua representação
em papel, têm como objetivos fazer com que o aluno perceba as relações entre as
peças e compreenda as trocas no Sistema de Numeração Decimal.
Onde:
1 cubinho representa 1 unidade;
1 barra equivale a 10 cubinhos
equivalem (1 dezena ou 10 unidades);
1 placa equivale a 10 barras ou 100
cubinhos (1 centena, 10 dezenas ou 100 unidades);
1 cubo equivale a 10 placas 1000 ou 100
barras ou 1000 cubinhos (1 unidade de milhar,10 centenas, 100 dezenas ou 1000
unidades).
Atividades Propostas
Explorando o Material Dourado
Objetivos:
- perceber as relações que existem
entre as peças do material dourado;
- através das trocas, compreender que
no Sistema de Numeração Decimal, 1 unidade da ordem imediatamente posterior
corresponde a 10 unidades da ordem imediatamente anterior.
Metodologia:
Após permitir que os
alunos, em grupos, brinquem livremente com o material dourado, o professor
poderá sugerir as seguintes montagens:
- uma barra feita de cubinhos;
- uma placa feita de barras;
- uma placa feita de cubinhos;
- um bloco feito de barras;
- um bloco feito de placas.
O professor poderá estimular os alunos
a chegarem a algumas conclusões perguntando, por exemplo:
- Quantos cubinhos eu preciso para
formar uma barra?
- Quantas barras eu preciso para formar
uma placa?
- Quantos cubinhos eu preciso para
formar uma placa?
- Quantas barras eu preciso para formar
um bloco?
- Quantas placas eu preciso para formar
um bloco?
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