Atividades com Material Dourado

ATIVIDADES:

1) JOGOS LIVRES
Objetivo: tomar contato com o material, de maneira livre, sem regras.
Durante algum tempo, os alunos brincam com o material, fazendo construções livres. O material dourado é construído de maneira a representar um sistema de agrupamento. Sendo assim, muitas vezes as crianças descobrem sozinhas relações entre as peças. Por exemplo, podemos encontrar alunos que concluem:
– Ah! A barra é formada por 10 cubinhos!
– E a placa é formada por 10 barras!
– Veja, o cubo é formado por 10 placas!

2) MONTAGEM
Objetivo: perceber as relações que há entre as peças.
O professor sugere as seguintes montagens:
– uma barra;
– uma placa feita de barras;
– uma placa feita de cubinhos;
– um bloco feito de barras;
– um bloco feito de placas;
O professor estimula os alunos a obterem conclusões com perguntas como estas:
– Quantos cubinhos vão formar uma barra?
– E quantos formarão uma placa?
– Quantas barras preciso para formar uma placa?
Nesta atividade também é possível explorar conceitos geométricos, propondo desafios como estes:
– Vamos ver quem consegue montar um cubo com 8 cubinhos? É possível?
– E com 27? É possível?

3) CONSTRUÇÕES
O professor pede para que cada um construa a figura que desejar e depois que contem quantos cubinhos foram utilizados na construção.
Objetivo: Neste momento os estudantes são levados a encontrar formas rápidas de contagem e para isto precisarão descobrir quantos cubinhos há em uma placa e no cubão, por exemplo.
Metodologia: O professor poderá sugerir as seguintes atividades:
► Contagem dos cubinhos da figura feita pelo aluno;
► Contagem dos cubinhos da figura do colega;

► Construção de figuras com um número limitado de cubinhos, podendo o aluno escolher que peça poderá utilizar.

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